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TítuloMOTIVAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Título (Inglês) Motivation in the Physical Education context
SubtítuloESTUDO CENTRADO NO VALOR PREDITIVO DAS INTENÇÕES DE PRÁTICA DESPORTIVA, EM FUNÇÃO DA MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA
AutorFernandes, Helder Miguel , 1980
Classificação e Indexação (OTHER: Motivação para a prática desportiva) - Motivação para a prática desportiva
OrientadorVasconcelos-Raposo, José J.B.
InstituiçãoDepartamento de Desporto -- Área de Ciências Humanas e Sociais -- Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
GéneroTese de Licenciatura
LínguaPortuguês
Data31 / 5 / 2003
ResumoA Educação Física para as crianças e jovens, consiste num período crítico do percurso educacional, dado que pode promover o seu futuro envolvimento desportivo e decisões acerca da sua participação em actividades físicas futuras. Deste modo, o estudo de modelos ou a identificação de determinantes psicológicas, assume-se como uma necessidade para o desenvolvimento de intervenções adequadas para o aumento dos níveis de actividade física. Os propósitos deste estudo foram: (i) verificar possíveis diferenças existentes nas determinantes avaliadas (factores sociais, mediadores psicológicos, tipos motivacionais e consequências), quanto às variáveis independentes em estudo (sexo, idade e envolvimento desportivo); (ii) averiguar a importância da percepção de competência e motivação intrínseca, considerando o facto de que a Educação Física é uma disciplina curricular obrigatória; e, (iii) com base numa sequência de processos motivacionais, conhecer os factores que determinam as intenções de praticar actividades desportivas, no período extra-curricular, em situações futuras. A amostra foi constituída por 1099 alunos de Educação Física (544 raparigas e 555 rapazes), com idades compreendidas entre os 14 e 16 anos de idade (M = 14.66, SD = .75), de 11 escolas da região norte e centro de Portugal. Os questionários utilizados foram os mesmos do estudo de Ntoumanis (2001a), após uma tradução e adaptação para a língua portuguesa. Consideraram a avaliação dos seguintes construtos: (i) aprendizagem cooperativa, melhoria auto-referenciada e percepção de escolha (factores sociais); (ii) percepção de competência, autonomia e relacionamento (mediadores psicológicos); (iii) motivação intrínseca, regulação identificada, regulação-introjecção, regulação externa e amotivação (tipos motivacionais); e, (iv) aborrecimento, empenho e intenção de prática desportiva (consequências). Os procedimentos estatísticos utilizados consistiram em análise descritiva, análise comparativa, análise de relação linear e modelação por equações estruturais. Os principais resultados, evidenciaram o papel central e fulcral das percepções de competência no contexto da Educação Física, verificando-se igualmente relações com os restantes mediadores psicológicos. As formas motivacionais auto-determinadas permitiram predizer as consequências positivas, enquanto a regulação externa e a amotivação, foram variáveis preditivas das consequências negativas (aborrecimento). Em suma, salientou-se o desenvolvimento das percepções de competência e de autonomia neste contexto, como forma de maximizar os níveis de motivação intrínseca, que por sua vez, definem os níveis de intenção de prática desportiva em situações futuras e consequente adopção de um estilo de vida activo e saudável.
NotasWed Oct 19 22:14:31 WEST 2005 - System: New Object Created -
Cópia Remota Completa URL: http://www.alunos.utad.pt/~al14871/1/Mono_miguel.zip ()
Cópia Local CompletaTese de Licenciatura em Psicologia do Desporto, Actividade Física e Saúde
Ficheiros:
Motivação no contexto da Educação Física.pdf (1863 KB) -

Metadados
FicheiroTipoDataModoName Space
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oai_dc.xmlDescritivoGeradohttp://www.openarchives.org/OAI/2.0/oai_dc/
marc.xmlDescritivoGeradohttp://www.bn.pt/standards/metadata/marcxml/1.0/
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iso2709.isoDescritivoGeradoiso2709
mets.xmlEstruturalGeradohttp://www.loc.gov/METS/

Identificador DiTeD30108
Data de Registo
Validado pela AdministraçãoNão
Data da Última Modificação
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