English

TítuloCONCEPÇÃO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA A LÍNGUA INGLESA – BLOGUE COM PODCASTS
AutorOliveira, Susana Alexandra Tenreiro Carvalho da Silva , 1972
OrientadorCardoso, Eduardo Luís
InstituiçãoUniversidade Católica Portuguesa
InstituiçãoFACULDADE DE EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA -- Universidade Católica Portuguesa
GéneroTese de Mestrado
LínguaPortuguês
Data_ / _ / 2009
ResumoEste trabalho de investigação teve como objectivo estudar o uso dos blogues e dos podcasts como recurso educativo de aperfeiçoamento da Língua Inglesa, enquanto Língua estrangeira, no ensino básico presencial, analisando todo o potencial que estes representam no desenvolvimento do processo de aprendizagem. Neste âmbito pretendeu-se verificar até que ponto estas ferramentas permitem promover a interactividade, o trabalho prático e o trabalho colaborativo e cooperativo a nível da própria Língua Estrangeira e se são capazes ou não de diminuir a magistralidade das aulas. Avaliaram-se também os resultados dos alunos e a qualidade dos recursos desenvolvidos e utilizados, nomeadamente o blogue e as actividades criadas para o desenvolvimento das aulas e apresentação de conteúdos. A um nível mais específico procurou-se melhorar o aproveitamento e o sucesso educativo dos alunos, bem como a sua proficiência na Língua Inglesa. Foi utilizada uma metodologia blended learning (b-learning - ensino misto), isto é, presencial e a distância, tendo os conteúdos e actividades sido disponibilizados aos alunos no blogue criado para o efeito. Tratando-se de um trabalho de Investigação-Acção, esta investigação foi sustentada por uma revisão da literatura em que se abordaram áreas fundamentais, tais como o ensino a distância, o e-learning, o b-learning e o m-learning e a aprendizagem de línguas apoiada pelo computador e pela Internet. Focou-se também a definição e historial dos blogues e podcasts, a articulação destes com as teorias de aprendizagem, a sua utilização como recursos pedagógicos e a sua aplicação específica ao ensino das línguas. Foi também devidamente fundamentada a opção por este tipo de investigação. Os resultados obtidos no final mostraram que, os blogues com podcasts são ferramentas potenciadoras da aprendizagem da Língua Inglesa, contribuindo para tornar o seu ensino mais interactivo e prático, promovendo a diminuição da magistralidade das aulas, tornando os alunos participantes activos no seu próprio processo de ensino e aprendizagem e ao mesmo tempo dando a estes a hipótese de desenvolverem o trabalho colaborativo e cooperativo de forma prática e interactiva.
Cópia Local CompletaFicheiros:
Tese__Mestrado_UCP_Susana_Oliveira_Blogues_Podcasts.pdf (4669 KB) -

Metadados
FicheiroTipoDataModoName Space
marc.xmlDescritivoGeradohttp://www.bn.pt/standards/metadata/marcxml/1.0/
iso2709.isoDescritivoGeradoiso2709
mets.xmlEstruturalGeradohttp://www.loc.gov/METS/
tel.xmlDescritivoGeradohttp://krait.kb.nl/coop/tel/handbook/telterms.html
deptalv1.xmlDescritivoGeradohttp://deptal.bn.pt/xsd/deptal/1.0/
oai_dc.xmlDescritivoGeradohttp://www.openarchives.org/OAI/2.0/oai_dc/

Identificador DiTeD31641
Data de Registo
Validado pela AdministraçãoNão
Data da Última Modificação
printImprimirEnglish