English

TítuloComportamento de estruturas subterrâneas submetidas a acções sísmicas
Título (Inglês) Behaviour of underground structures subjected to seismic actions
AutorGomes, Rui Pedro Carrilho
Classificação e Indexação (CDU: 624.2) -
Classificação e Indexação (CDU: 624.01) - Structures and structural parts according to material and method of construction(eng)
OrientadorCorreia, Antonio Gomes
Co-OrientadorOliveira, Carlos Alberto Ferreira Sousa
JúriMarques, José Manuel Mota Couto
JúriVirtuoso, Francisco Baptista Esteves
InstituiçãoInstituto Superior Técnico -- Universidade Técnica de Lisboa
GéneroTese de Mestrado
LínguaPortuguês
Data_ / 11 / 1999
ResumoNo dimensionamento de estruturas subterrâneas a componente sísmica não é geralmente tida em consideração, mesmo em regiões de elevado risco sísmico. O presente trabalho foca o comportamento exibido por este tipo de estruturas quando actuadas pelo sismo, encontrando-se dividido em duas partes. Na primeira parte, em que é efectuada uma revisão da literatura, analisam-se os mecanismos de rotura, descrevem-se as conclusões de relatos sobre o desempenho sísmico, estuda-se a resposta sísmica de túneis e ilustram-se os danos característicos no suporte. Dada a relevância que a fase de concepção tem na qualidade final do projecto, faz-se uma abordagem aos conceitos de concepção e de projecto de estruturas subterrâneas. Incluem-se também referências à filosofia da regulamentação europeia para zonas sísmicas, à forma de incorporar a componente sísmica nas várias etapas de projecto, bem como recomendações, regras de boa prática e os resultados mais significativos de um método simplificado de análise sísmica da secção transversal de cavidades subterrâneas. Na segunda parte, dedicada à modelação numérica da secção transversal de uma cavidade circular, começa-se com uma breve revisão do comportamento dos materiais modelados e por definir a acção sísmica, seguindo a regulamentação europeia. Em seguida, procede-se ao desenvolvimento e calibração de uma técnica de modelação da secção trans-versal de estruturas subterrâneas, baseada na combinação dos modos de vibração por espec-tros de resposta, adoptando como referência o modelo de propagação vertical de ondas S. Depois de definido o modelo de cálculo, determinaram-se as curvas de sensibilidade de diversos parâmetros relevantes em função do índice de flexibilidade e estudaram-se 4 situações tipo, tendo em vista reflectir sobre as implicações práticas do estudo e sobre as simplificações introduzidas no modelo, essencialmente ao nível do comportamento dos materiais. A finalizar, apresentam-se as conclusões e propõem-se futuros desenvolvimentos.
NotasFri Feb 13 16:55:28 WET 2004 - System: New Object Created - Autorização de divulgação pública do texto integral da tese recebida com data de 19/09/2005.
Cópia Local CompletaFicheiros:
982507362_1.zip (7117 KB) -
Descrição: Tese completa

Metadados
FicheiroTipoDataModoName Space
deptalv1.xmlDescritivoGeradohttp://deptal.bn.pt/xsd/deptal/1.0/
oai_dc.xmlDescritivoGeradohttp://www.openarchives.org/OAI/2.0/oai_dc/
marc.xmlDescritivoGeradohttp://www.bn.pt/standards/metadata/marcxml/1.0/
tel.xmlDescritivoGeradohttp://krait.kb.nl/coop/tel/handbook/telterms.html
iso2709.isoDescritivoGeradoiso2709
mets.xmlEstruturalGeradohttp://www.loc.gov/METS/

Identificador DiTeD6565
Data de Registo
Validado pela Administração
Data da Última Modificação
printImprimirEnglish